Técnicas de Feynman para se Tornar Mestre nos Estudos

Richard Feynman foi um dos maiores físicos do século 20 ele recebeu o Prémio Nobel da Física em 1975 ao apresentar os conceitos sobre eletrodinâmica quântica. E apesar de ter se tornado um grande físico e contribuir para a ciência e se tornado um dos professores mais renomados sobre o assunto nos Estados Unidos, Feynman não era muito admirado pela sua habilidade única em conseguir dominar assuntos complexos e apresentar de forma simples que a grande maioria das pessoas compreendia.

 

 

Foi através dessa habilidade especial em dominar e explicar coisas complexas, que surgiu a técnica Feynman. Um método muito eficiente e eficaz de estudo que pode ser aplicado nos mais diversos assuntos. Ele pode ser usado para aprender algo novo ou para aprofundar seus conhecimentos sobre determinado assunto ou então para ajudar você aprender de forma rápida e eficaz a passar em uma prova, concurso ou vestibular.

 

 Então vou mostrar como funciona a técnica de Feynman, são apenas cinco etapas para aplicar a técnica.

 

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um assunto que deseja dominar, assim que você tiver escolhido você deve buscar pelas melhores fontes, os melhores sites e livros sobre aquele assunto e começar a estudar como de costume.

 

Segundo assim que você estiver entendendo do que se trata pegue uma folha de papel e comece a escrever sobre o tema, escreva como se você estivesse explicando para outra pessoa, de forma que ela pudesse entender sem problemas. Eu aconselho muito usar uma folha de papel, você pode até usar o computador, mas escrever no bom e velho papel vai trazer efeitos mais positivos na sua aprendizagem.

 

 Terceiro o ideal é que você escreva e fale enquanto explica o assunto, fale em voz alta como o professor ensina a matéria em uma sala de aula, isso vai ajudar a ficar mais claro o assunto e vai potencializar e memorização as ideia.

 

Quarto assim que você terminar a sua explicação você vai conseguir identificar quais pontos está dominando e quais pontos ainda não entende muito bem. Se estiver preso em algum tópico, volte e estude até que você o domine. Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que esteja dominando todos os pontos abordados.

 

Quinto assim que você terminar estiver dominando tudo, repita o processo, mas dessa vez tente simplificar o máximo possível sua explicação. Faça como Feynman de forma que qualquer pessoa possa conseguir entender as ideias que você está transmitindo. Para isso uma boa dica é inserir algumas analogias gráficas, algumas imagens, para tornar o material mais visual, dessa forma fica muito mais fácil entender e de fixar as ideias na mente.

 

Se por fim a sua explicação ainda estiver um pouco confusa ou parecer prolixo é muito provável que você ainda não tem entendido o suficiente o assunto e por isso deve começar novamente. Pensar sobre uma ideia explicando-a torna esse método de aprendizagem muito eficaz. Uma vez que você consiga explicar uma ideia de forma simples e clara, você terá compreendido profundamente o assunto e se lembrará da matéria por muito mais tempo, afinal isso é tudo que queremos quando estudamos um assunto.

 

Seja um afiliado de sucesso na internet, descubra as técnicas dos grandes empreendedores de sucesso, clique aqui para saber mais…

 

Hoje mostramos cindo passos para melhorar cada vez mais seu trabalho, deixe seu comentário abaixo.

 

Curso que eu recomendo para criar seu negócio na internet.

 

Até o próximo post.

Receba um E-book totalmente grátis com o tema “Cinco passos para criar seu negócio do zero na Internet”.

Deixa seu Comentário