A importância dos vídeos para aumentar sua audiência no trabalho

A necessidade de começar a fazer vídeos para complementar à estratégia de produção de conteúdo, não é algo distante, isso já é realidade não só por produtor de conteúdo, mas também de empreendedores digitais e até de grandes empresas. Ficar de fora pode significar um atraso enorme para o seu negócio, cada vez mais pessoas estão preferindo assistir vídeos online ao invés de gastar seu tempo Assistindo TV.

 

 

Um dos maiores motivos para essa mudança está na flexibilidade na hora de consumir este tipo de conteúdo, você assistir quando e onde quiser. Crescimento de mídias como Netflix e do próprio YouTube, estão aí para provar este argumento. Pense comigo, hoje em dia você assiste mais YouTube ou mais TV? Hoje você assiste mais séries no Netflix ou vai ao cinema? O poder de decidir o que vai consumir em termo de conteúdo, está nas mãos do público e não mais em poder dos grandes veículos de comunicação.

 

Outro fator determinante para o constante crescimento está no simples fato das pessoas sentirem atraídas por vídeos. Seres humanos gostam de contato visual, olho no olho e interação pessoal e os vídeos é o tipo de mídia que melhor consegue reproduzir esse tipo de contato. Pessoas conectam-se através das emoções, expressões faciais e linguagem corporal. Por mais que você coloque toda a sua personalidade em seus textos, o leitor nunca terá uma noção perfeita de como você pode ser ao vivo, nos vídeos isso é muito mais fácil.

 

Sem falar que a popularização da tecnologia, facilidade em gravar vídeo com seu próprio Smartphone em qualquer lugar, fez surgir à oportunidade de qualquer pessoa com criatividade e bom conteúdo, produzir seus próprios vídeos, ser um influenciador, uma autoridade no nicho. Não é mais uma realidade distante reservada à arte da televisão ou a escritores famosos ou livros.

 

Nos Estados Unidos Por exemplo, entre os adolescentes de cada 10 celebridades influenciadores, oito são YouTubers. Qualquer pessoa pode com as possibilidades trazidas pela internet e pelo marketing digital, tonar-se uma referência em seu mercado. Quem disse que não pode ser você!

 

A hora de apostar em conteúdos audiovisuais é agora

Segundo o próprio YouTube seus usuários assistem a mais de três bilhões de Hora de vídeos todos os meses, sem contar com o Facebook e as 100 milhões de horas de vídeos assistidos todos os dias. Horas e horas de vídeos que não acabam mais indicando uma forte tendência de consumo de conteúdo, e não pense você que todos os vídeos estão sendo assistidos apenas por computadores, Smart TVs as TVs inteligentes trouxe a possibilidade de assistir seus canais favoritos do YouTube sem sair do conforto do sofá.

 

Por isso não é nenhuma surpresa que o número de pessoas que assistem a vídeos online pela TVs continua dobrando de um ano para outro.  Eu ainda nem mencionei os vídeos assistidos através de aparelhos móveis.

 

 YouTube é o segundo maior mecanismo de busca

O Google é e provavelmente vai continuar sendo, o maior mecanismo de busca responsável por quase 95% de todas as pesquisas feitas na internet e talvez você não saiba, mas alguns estudos mostram que 62% das pesquisas feitas no Google incluem procura por vídeo. Ao contrário das demais redes sociais onde procurar por um conteúdo publicado não é a tarefa mais fácil, o YouTube facilita a vida de quem quer fazer pesquisas em sua plataforma.

 

A utilização de SEO não se restringe apenas a textos, o tráfego e engajamento dos seus vídeos, podem ser melhorados através do SEO para YouTube. Se seus vídeos trouxeram conteúdo de qualidade sobre determinado assunto que seja do interesse das pessoas e ainda é pensado para ranquear tanto no YouTube quanto no Google, você pode chegar a atrair até 157% mais tráfego orgânico para o seu blog ou site.

 

Não sabe como editar seus vídeos e gostaria de aprender, clique aqui para saber mais…

 

Como eu sempre digo procurar ranquear seu conteúdo na primeira página do Google é o que você precisa buscar para atrair o melhor tráfego que existe, o tráfego orgânico. E caso você decida fazer um vídeo para página que busca ranquear, eu tenho uma boa notícia para você, sua chance de chegar às primeiras posições aumenta em até 50 vezes. Fazer vídeos vai aumentar a conexão entre você e seu público, pessoas conectam-se com pessoas.

 

Muitas vezes você já pode até ter uma audiência fiel em seu blog que ler e compartilha com outras pessoas, mas com poder dos vídeos você pode criar uma conexão ainda maior com esse público e atingir outras pessoas que não conhecem muito bem seu trabalho, ou que ainda nem sabem quem é você. Através dos vídeos podemos enxergar a verdadeira personalidade da outra pessoa, acompanhar seus gestos e sua maneira de falar, o que torna muito mais fácil criar certa empatia e cria conexão.

 

Em quando um pequeno erro em um artigo era contado muitas vezes com críticas severas, um descuido no vídeo é visto como um sinal de humanidade de ser gente como a gente e a conexão foi criada. Você pode notar no YouTube em muitos vídeos na Internet que os erros de gravação não são retirados na edição. Se o vídeo vem acompanhado de uma história, a conexão gerada é ainda maior.

 

Conteúdos em vídeos engajam mais do que textos

Um minuto de vídeo vale mais do que um ponto oito milhão de palavras. Faz partes da nossa natureza mostrar preferência a conteúdos visuais, ao invés de enormes blocos de texto, na internet então nem se fala. Isso acontece porque nosso cérebro consegue processar a informação em formato visual até 60 mil vezes mais rápido do que se esses mesmos dados tivessem em textos. No meio de tantos artigos e tantas imagens que são publicados diariamente, passar a mesma informação em formato de vídeo pode funcionar muito bem para atrair atenção pessoas que têm certa preguiça em ler na internet.

 

 Vídeos são excelentes ferramentas para matar objeções

Vídeos são excelentes ferramentas para matar objeções por mostrar pessoas conversa olho no olho, diferente do texto. Fazer vídeos pode ser uma ótima maneira de acabar com as principais objeções da sua audiência, seja em relação a seus produtos ou até mesmo você. Como já dissemos no começo, nem sempre conseguimos expressar toda a nossa personalidade através dos conteúdos escritos, mas nos vídeos, muitas vezes aquela impressão de arrogância ou formalidade excessiva, pode ser quebrado através dos vídeos.

 

A audiência passa a confiar mais em você porque sentem que conhece de verdade. Aplicativos como o Snapchat onde os usuários postam seu dia a dia sem edição mostra uma sensação maior de proximidade e familiaridade, aumentando assim a confiança do seu público.

 

Vídeos aumentam a taxa de conversão

Você sabia que pode gera receita para o seu negócio através de seus produtos próprios ou até mesmo de produtos afiliados? Sabia que você pode aumentar conversão da sua página de vendas em até 80% se você usar vídeo de vendas? A receita de empresas que apostam em fazer vídeos para divulgar seus produtos pode crescer até 49%, já que assistem esse tipo de conteúdo, fica muito mais propenso a tomar uma atitude especial a, “Call to action”, chamada para ação, se for bem utilizado. Para quem acha que o usuário do YouTube não assiste aos vídeos de anunciante, saiba que em média as pessoas passam 16 minutos por mês assistindo anúncios. Nada mal para quem pensa em utilizar esse tipo de propaganda e seu negócio.

 

Isso significa que você deve apenas postar vídeos e parar de escrever artigos para seu blog? Deforma alguma! O conteúdo em formato de texto continuar sendo extremamente relevante. A estratégia é diversificar, especialmente se você procura expandir o seu alcance e conquistar outro público. O vídeo não deve ocupar o lugar seu texto, mas sim passar informações em outro formato, muito mais dinâmico, a final você não quer ficar para trás na viagem rumo ao futuro do marketing digital.

 

Nesse post mostrei a importância de usar os vídeos para aumentar cada vez mais sua audiência, se gostou do artigo deixe um comentário abaixo.

 

Curso que eu recomendo para criar seu negócio na internet.

 

Até o próximo post.

Receba um E-book totalmente grátis com o tema “Cinco passos para criar seu negócio do zero na Internet”.

Deixe uma resposta